Pesquisar este blog

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Fiscais de Tributos são cerceados do livre exercício de suas funções legais


19/06/2012 - 18h11

Chefe de fiscalização tributária de Valparaíso é afastado por irregularidades

Acolhendo pedido pedido liminar feito em ação civil pública proposta pela promotora Lorena Bittencourt de Toledo Lessa, o juiz Rodrigo Rodrigues Prudente determinou o imediato afastamento de Tevo Gomes Shimpo da função de superintendente de fiscalização tributária do município de Valparaíso de Goiás. A decisão também proíbe a prefeita Lêda Borges de Moura de aplicar penalidades disciplinares sem prévio processo legal, bem como de realizar remoções e transferências arbitrárias.

Conforme sustentado na ação do MP, a prefeita e o superintendente de Fiscalização Tributária orquestravam um esquema para impedir a fiscalização tributária e preservar contribuintes ligados à prefeitura de Valparaíso de Goiás. A promotora destaca que Tevo Gomes dificultava a execução dos trabalhos dos demais agentes de fiscalização da arrecadação tributária, com o propósito de não desagradar eventuais patrocinadores da pretensa campanha da prefeita à reeleição municipal.

Suspensão

Pela decisão, foram suspensos todos os atos administrativos que impediam os fiscais de terem acesso completo ao sistema de informática interno de arrecadação. Além disso, deverão ser restituídos também os valores relativos ao pagamento de gratificação funcional, instituída por Tevo e concedida aos servidores que aderissem ao esquema. Ao mesmo tempo, ele excluía o benefício àqueles que fiscalizavam os contribuintes que seriam financiadores da campanha à reeleição de Lêda. A multa diária em caso de descumprimento é de R$ 10 mil. (Cristina Rosa / Assessoria de Comunicação Social do MP-GO)

 

Fonte: www.mp.go.gov.br/portalweb/1/noticia

Comentário: De acordo com o art. 11 da Lei de Responsabilidade Fiscal "Constituem requisitos essenciais da responsabilidade na gestão fiscal a instituição, previsão e efetiva arrecadação de todos os tributos da competência constitucional do ente da Federação". Portanto, renunciar receita tributária é crime de responsabilidae e de improbidade administrativa. Atualmente, se fosse feita uma pesquisa de campo acerca da realidade dos Fiscais de Tributos Municipais o resultado seria lastimável, pois esses servidores de carreira na sua maioria não têm a mínima estrutura de trabalho, são segregados pelos Prefeitos, Secretários de Finanças e Diretores (chefes) de Fiscalização Tributária. Esses muitas vezes sem o mínimo de conhecimento do direito tributário, totalmente despreparados. Aqueles, além de falta de conhecimento, não sabem discernir fiscais tributários dos outros fiscais. Pensam que todos os Fiscais têm as mesmas atribuições. A vitória só se conquista com lutas. Parabéns aos Fiscais de Tributos Municipais de Valparaíso de Góias pelo belo exemplo.

21 comentários:

  1. Caro amigo Wagner, parabéns pelo seu Blog. muito bem elaborado, infelizmente esta noticia me deixa muito triste,pois trabalhei com o senhor Tevo durante muitos anos, o conheço bem, e acho muito improvável que tais noticias sejam verídicas, acho que ele vai provar sua inocência perante a justiça. grande Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado amigo Fontoura, obrigado pelo elogio e parabéns pelo blog. É muito triste nos depararmos com notícias como essas que maculam ainda mais a Fiscalização Tributária Municipal. Não podemos fazer juízo de valor acerca da notícia postada, uma vez que não conhecemos o trabalho do Diretor da Fiscalização afastado pela Justiça de Valparaíso. Sinceramente, espero que ele prove inocência judicialmente. Abraços meu amigo.

      Excluir
  2. Anônimo6/28/2012

    Boa tarde, meu nome é Daniele.Estou pensando em prestar concurso para fiscal de tributos, ser sua colega, e pesquisando na internet me deparei com seu blog, que me pareceu muito útil, parabéns pelo blog. Porém estou com algumas dúvidas e talvez você possa me ajudar, no conteudo que vai cair no concurso estou com dificuldades para achar, ja me informei e falaram que nao vende apostilas. Você tem alguma ideia de onde eu possa achar esse conteúdo?
    "Finalidade das Infrações e Penalidades. Higiene Pública: Conceito, Abrangência, Estabelecimentos e locais sujeitos à Fiscalização. Da Ordem Pública: Costume, Segurança, Diversões. Do Trânsito Público. Das Construções em Geral: Licença, Projetos, Prazos e Demolições."
    Se você puder me orientar. Obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde!

    Cara colega, em relação ao conteúdo de matéria tributária, é só acessar o link do Código Tributário Municipal de Águas Lindas. Quanto ao conteúdo de postura, não tenho digitalizado, todavia se quiser me procurar na Diretoria de Fiscalização Tributária, terei o prazer em tirar uma cópia para a senhorita.

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Anônimo6/29/2012

    Primeiramente obrigada pela atenção. É só marcar o dia e a hora que o senhor poderá me atender. E me informar o local onde fica a Diretoria de Fiscalização tributária.

    Obrigada, abraços!

    ResponderExcluir
  5. Boa noite!

    Prezada Daniele,

    É um prazer ajudá-la. no dia 09 de julho, retornarei aos trabalhos, pois estou de licença. Portanto, se quiser, estarei disponível no dia 09, às 10:00. A Diretoria fica no anexo I da Prefeitura.

    Abraços.

    Atenciosamente,

    Wagner.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo7/01/2012

    Muito obrigada, dia 9 estarei lá.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo7/03/2012

    Wagner,

    Você tem conhecimento do email oficial da Prefeitura de Águas Lindas de Goiás? No site da prefeitura tanto o link da ouvidoria quanto o fale conosco dá erro quando tento enviar mensagem.
    Preciso do conteúdo de algumas leis municipais porém a prefeitura de AL é uma das poucas que não fornece essa informação na internet, e a Câmara sequer possui site.

    Aguardo resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!

      Infelizmente, tenho que concordar com você. As Leis Municipais não são publicadas no sítio da Prefeitura, não sei por qual motivo. Pois o princípio da publicidade é para todos os entes federados. Quanto a câmara, sem comentários. Qual é a lei que você precisa?

      Atenciosamente,


      Wagner.

      Excluir
  8. Anônimo7/03/2012

    Wagner

    Você saberia me informar a quantidade atual de servidores que ocupam o cargo de técnico em informática na Secretária de Educação.

    Leonardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!

      Infelizmente não. Essa resposta, provavelmente, você conseguirá junto ao DRH da Prefeitura.


      Abraços.

      Excluir
  9. Anônimo7/03/2012

    Wagner,

    Obrigado pela atenção. As leis municipais que eu gostaria são:
    384/03
    385/05
    603/07
    659/09
    962/2011

    Sei que é um abuso da minha parte mas vou perguntar assim mesmo.
    Teria como você fazer um pedido de informação ao recurso humanos solicitando a seguinte informação:
    * Quantidade de servidores efetivos ocupando o cargo de técnico em informática na Secretária de Educação.
    * Quantidade de cargos vagos de técnico em informática na Secretária de Educação

    Agradeceria muito se o fizesse mas entendo em caso de negativa.
    Infelizmente a Prefeitura dificulta o acesso à informação através da internet, o que é vergonhoso.

    Atenciosamente, Leonardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo7/03/2012

      Wagner,

      Encontrei no site da prefeitura a lista dos servidores porém não consta ninguém com cargo de técnico em informática. Acredito que criaram esse cargo "recentemente" através de algumas das leis que mencionei anteriormente.
      Desconsidere o pedido ao DRH

      Obrigado

      Excluir
    2. Boa noite!


      Prezado Leonardo,


      Sugiro que procure as Leis Municipais mencionadas junto à Procuradoria da Prefeitura, provavelmente todas estão arquivadas lá. Utilize a seu favor a nova Lei de acesso à informação. É um direito de qualquer cidadão. Exerça esse direito.

      Abraços.

      Excluir
    3. Anônimo7/07/2012

      Wagner,

      Eu não queria ter que ir em Águas Lindas só para conhecer o conteúdo de algumas leis. Como disse anteriormente as leis deveriam estar publicadas no site mas lamentavelmente não estão.
      Agradeço pela sua sugestão.

      Excluir
    4. Prezado Leonardo,

      realmente é lamentável a falta de publicação das leis municipais no site. Todavia saiba que eu venho reivindicando há um bom tempo que se cumpra o príncipio da publicidade no Município. Infelizmente estou nessa luta sozinho.

      Abraços. Estou a disposicção.

      Wagner

      Excluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Anônimo8/18/2012

    Bom dia, Dr. Wagner Rodrigues,

    Meu nome é Renato Paulo Barboza, e como nossa amiga Daniele no Primeiro Comentário, também irei prestar o Concurso para Fiscal Tributário da Prefeitura de Águas Lindas de Goiás... Gostaria de saber se seria possível para o Senhor me disponibilizar o material abaixo citado:

    "Finalidade das Infrações e Penalidades. Higiene Pública: Conceito, Abrangência, Estabelecimentos e locais sujeitos à Fiscalização. Da Ordem Pública: Costume, Segurança, Diversões. Do Trânsito Público. Das Construções em Geral: Licença, Projetos, Prazos e Demolições."

    Se sim ou se não, desde já fico grato pela atenção. E me desculpe por qualquer incomodo causado por minha pessoa. Mais uma coisa se for possível me disponibilizar esse material... Poderia me informa Dia, Local(endereço) e hora para buscar o mesmo. Mais uma vez, muito obrigado pela consideração e pelo seu tempo.

    ResponderExcluir
  12. Bom dia, Dr. Wagner Rodrigues,

    Meu nome é Renato Paulo Barboza, e como nossa amiga Daniele no Primeiro Comentário, também irei prestar o Concurso para Fiscal Tributário da Prefeitura de Águas Lindas de Goiás... Gostaria de saber se seria possível para o Senhor me disponibilizar o material abaixo citado:

    "Finalidade das Infrações e Penalidades. Higiene Pública: Conceito, Abrangência, Estabelecimentos e locais sujeitos à Fiscalização. Da Ordem Pública: Costume, Segurança, Diversões. Do Trânsito Público. Das Construções em Geral: Licença, Projetos, Prazos e Demolições."

    Se sim ou se não, desde já fico grato pela atenção. E me desculpe por qualquer incomodo causado por minha pessoa. Mais uma coisa se for possível me disponibilizar esse material... Poderia me informa Dia, Local(endereço) e hora para buscar o mesmo. Mais uma vez, muito obrigado pela consideração e pelo seu tempo.

    ResponderExcluir
  13. ola Dr ,
    Fiz o concurso para F. Tributario de AL, passaei em decimo lugar(graças a DEUS), e gostaria de saber mais sobre o cargo, inclusive sobre remunerações, gostaria de saber se tem algo mais além dos R$ 1000.00 do edital. Ah! antes que me esqueça , parabéns pelo BLOG.

    um abraço.

    Rafael.

    ResponderExcluir