Pesquisar este blog

terça-feira, 5 de junho de 2012

Participação no V Seminário do Simples Nacional

          O principal tributo do Município – o Imposto Sobre Serviços (ISS) – é uma das fontes de arrecadação mais importantes para os municípios. Qualquer Gestor com o mínimo de conhecimento sabe que a arrecadação tributária é a principal fonte de receita para o Município e merece especial atenção, pois garante os recursos necessários para a prestação de serviços à população.
          Sendo assim, seria de bom alvitre que a administração municipal voltasse sua atenção para o combate à sonegação, tarefa que recai em especial sobre a categoria dos Fiscais de Tributos, que detém a competência privativa para a realização de toda e qualquer auditoria tributária, além do próprio lançamento fiscal.
           Cabe ressaltar aos Gestores Municipais que o País, desde 2007, está passando por uma grande reforma tributária de sucesso. Mais conhecida como Simples Nacional que é um regime de tributação instituído pela Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006, que estabelece normas gerais relativas ao tratamento diferenciado e favorecido a ser dispensado às microempresas e empresas de pequeno porte no âmbito dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
          Trata-se, portanto, de uma opção tributária, pois as ME e as EPP podem ou não escolher esse regime de tributação. Se não desejarem optar pelo Simples Nacional, as ME ou as EPP deverão fazer o pagamento dos tributos por outros regimes, como Lucro Presumido ou Lucro Real.
          Lembre-se Gestor Municipal, segundo à Lei Complementar  123/2006, o regime de tributação diferenciado é opcional para os contribuintes e compulsório para os Entes Federados.
        Sabendo dessa obrigatoriedade Legal, os Fiscais de Tributos Municipais de Águas Lindas de Goiás – GO estão buscando conhecimento acerca do Simples Nacional desde 2007. Veja abaixo fotos de participação no V Seminário do Simples Nacional, realizado em maio de 2012.



 

          Diante o exposto, se um dia for criado um Departamento só para tratar de assuntos fiscais relacionados ao Simples Nacional no Município pode contar conosco, pois já temos conhecimento para começarmos.

Texto: Wagner Rodrigues dos Santos
Fiscal de Tributos Municipais de Águas Lindas de Goiás – GO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário