Pesquisar este blog

sábado, 21 de julho de 2012

Os vereadores não cumprem seu papel, não fiscalizam.

EBC =
Os 68.544 vereadores que serão eleitos no dia 7 de outubro por cerca de 140 milhões de eleitores em 5.568 municípios terão a tarefa de fiscalizar as prefeituras municipais, além de criar e modificar leis restritas às cidades. Cabe a eles verificar, por exemplo, como o dinheiro público é aplicado e criar ou alterar o plano diretor de ocupação urbana de sua cidade.

Podem se candidatar a vereador os maiores de 18 anos que tenham título de eleitor há mais de um ano no município onde pretendem disputar o cargo e sejam filiados a um partido político há mais de um ano das eleições.

Apesar de estar definido em lei quem pode se candidatar qual é a missão dos eleitos, especialistas  afirmam que a função do vereador está desvirtuada por pelo menos dois motivos. O primeiro está no fato de muitas prefeituras Manter amarrado  os vereadores por meio da distribuição de cargos na administração local e do uso do dinheiro público. O segundo fator, relacionado e influenciado pelo primeiro, é a falta de cultura política do eleitorado, que não acompanha o trabalho dos vereadores depois de empossados.

“A função das câmaras de Vereadores foi esvaziada. Os vereadores não cumprem seu papel, não fiscalizam. Quem legisla, de fato, é o [Poder] Executivo. [As prefeituras] não têm importância nenhuma para o eleitor”, critica Cláudio Abramo, do site Transparência Brasil. “Os prefeitos 'compram' suas bases por meio da distribuição de cargos”, lamenta.

A representação local – câmaras dos Vereadores – é o sistema de eleitoral mais antigo do Brasil. Segundo Walter Costa Porto, a primeira eleição para os “conselhos da câmara” ocorreu em 1.535 vilas no interior do que hoje é o estado de São Paulo.

Para ele, apesar da antiguidade, o sistema eleitoral, associado ao desinteresse e desconhecimento dos eleitores, “faz da democracia no Brasil um simulacro [imitação]”. O problema se agrava com a impunidade concedida pelos próprios eleitores. “Falta educação cívica. Ninguém é punido pelo voto”, diz o advogado, ao salientar que é comum os eleitores esquecerem para quem foi seu voto para vereador, assim como para deputado estadual e deputado federal.

“O grau de politização é muito baixo. Muitos eleitores votam por obrigação” e “há uma crise de confiança no Legislativo”, afirma Carlos Eduardo Meirelles Matheus, líder do Comitê de Opinião Pública da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisas (Abep) e ex-diretor do Instituto Gallup de Opinião Pública.

Apesar de crítico, Matheus ressalta que os vereadores exercem o mandato como “intermediários” entre os eleitores e a prefeitura. “Nas cidades maiores, eles trabalham pelos bairros e encaminham solicitações”. Ele diz que a proximidade dá “um pouco mais de transparência” aos mandatos dos vereadores.

 “A Câmara de Vereadores mais cara por habitante é a de Palmas, capital do Tocantins, que custa anualmente R$ 83,10 para cada morador da cidade. A mais barata é a da capital paraense, Belém, com R$ 21,09 por ano”, descreve o sitio, que também monitora as propostas e votações nas duas maiores câmaras de Vereadores do país: São Paulo e Rio de Janeiro.

Fonte: http://juventudeliberal.blogspot.com.br/

9 comentários:

  1. Wagner, percebo que é muito solícito quanto às necessidades da galera que te pede um auxílio, e cara, eu estou com uma super dificuldade em encontrar o material necessário para a prova de Fiscal de Tributos, o CTM de Aguas Lindas fala diversas vezes sobre o código de posturas, mas infelizmente, eu não faço a menor ideia de como consegui-lo, e por não morar tão perto de AG, fica complicado pra eu ir até aí, sem querer explorá-lo, será que teria como vc disponibilizar ai pra gente, pelo menos algum link, algo que nos ajude nessa parte das posturas e da higiene? Desde já fico muito agradecido só pela existência do blog, que já foi de grande ajuda até então. Att. Gabriel

    ResponderExcluir
  2. Boa noite!

    Prezado Gabriel,

    Infelizmente, o Município não tem Leis digitalizadas e nem publicadas no sítio da Prefeitura, não sei por que motivo, pois todos têm direito de acesso à informação e o Ente Federado tem por obrigação legal ser transparente nos seus atos. Quanto ao Código de Posturas do Munícipio não está digitalizado, por isso, não postei no blog. Caso queira no formato físico, posso adquirir uma cópia pra você. Onde você mora?

    ResponderExcluir
  3. Eu moro na Candangolândia. Será que é viável eu ir até ai? nem sei como chegar em Águas Lindas. Mas gostaria muito, se possível, de uma cópia do código, me parece importante para a prova. O que você acha? Será que eles vão cobrar muitos detalhes do código? Praticamente só está faltando isso pra eu fechar o edital. Obrigado meu caro pela atenção.

    Desde já, agradeço. Att. Gabriel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Gabriel,

      A meu ver, as atribuições do Fiscal de Tributos são totalmente distintas das atribuições do Fiscal de Posturas. Uma vez que o Fiscal de Tributos Municipais fiscaliza os tributos (Impostos, Taxas e Contribuiçoes de Melhoria), já o Fiscal de Postura fiscaliza a higiene, segurança, ordem e os costumes públicos do Município, ou seja, a Postura do Munícipio de um modo genêrico. Todavia, se no edital do concurso estiver cobrando a matéria sobre Postura, não sei por que motivo, acho relevante o estudo da disciplina. Moro na Ceilândia, se você quiser posso entregar uma cópia do Código para você. O que você acha?

      Excluir
  4. Acho ótimo. Como faremos? eu posso tentar ir até aí na Ceilândia, porém não conheço nada por ai, você me indicaria uma estação do metro que ficasse mais perto pra você, dia e horário, e agente pode se encontrar pra eu pegar o material. Pode ser assim? Muito Obrigado viu meu caro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Gabriel,

      existe uma estação do metrô em frente ao supermercado tatico da ceilândia. Podemos nos encontrar lá, no sábado dia 28, às 11:00. Tudo bem?

      Excluir
  5. Então Wagner, sábado eu estarei na Ceilândia participando de um evento na Praça do Cidadão, próximo ao "na hora". E tenho que estar lá 9h da manhã, então não sei se até as 11h estarei liberado. Será que existe algum local próximo à praça que agente possa se encontrar? se não for muito incomodo... As vezes fica até mais perto pra você, não conheço nada ai na ceilandia. Você tem Facebook ? Ficaria mais fácil né, pra gente se comunicar.
    Reitero meus agradecimentos, espero muito que eu consiga trabalhar, com você. rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  6. Prezado Gabriel,


    Vou ter que sair no sábado pela manhã. Sendo assim, às 9:00, em ponto, estarei te esperando na praça do cidadão. Por gentileza não se atrase! Não tenho facebook. Você vai conseguir trabalhar conosco. Lembre-se Deus está no controle de todas as coisas. Por isso, peça ajuda a ELE, pois só ELE abre portas.

    Até breve!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wagner, muito obrigado irmão.
      Estarei lá. Só não sei se conseguirei te reconhecer, mas isso ai agente dá um jeito. 9h na Praça do cidadão.
      Att. Gabriel. Tens razão meu caro, só Ele é caminho.

      Excluir